Ressignificação

Ressignificação – Segundo a Wikipedia é o ” método utilizado em neurolingüística para fazer com que pessoas possam atribuir novo significado a acontecimentos através da mudança de sua visão de mundo.”

Escreví tempos atrás sobre memórias, fui bastante procurado para saber mais a respeito, inclusive citei o termo “ressignificação” e me comprometi de fazer um novo post a respeito.

Pois bem, trata-se de “filtrar” a realidade externa de um modo positivo, ou seja , vislumbrar algo positivo independente da situação.

pensar-positivo

Todos passamos por desafios , alguns maiores, outros menores, e independente disso, seguimos em frente.

O exercício consiste em transformar toda e qualquer situação, por pior que pareça, em algo bom.

Por exemplo, se perder o emprego, pode ser que se consiga uma colocação melhor. Se adoecer e ficar acamado, pode ser a oportunidade para refletir e tomar melhores decisões, se terminou um relacionamento, pode ser tanto a oportunidade de aprender a ficar só, como a oportunidade de estar aberto a melhores relacionamentos, e assim por diante.

O fato é que grande parte das pessoas tem a tendência a focar no negativo, fomos condicionados a isso, com toda carga de informação que recebemos desde a infância.

pensamento-negativo

Se questionar sobre o que houve na data de 11 de Setembro de 2001, acredito que não apenas saberá me responder qual fato ocorreu, como onde estava e fazendo o que, com detalhes.

Agora se a pergunta for: o que ocorreu em 9 de Novembro de 1989, você saberia responder?

queda-muro-berlin

A queda do Muro de Berlim, um acontecimento histórico com uma enorme relevância…. mas que não tem o mesmo impacto na nossa memória que uma tragédia como a das torres gêmeas.

Experimente exercitar a ressignificação, sempre que algo desafiador acontecer, se pergunte, o que de bom pode ter nesse acontecimento.

mente-positiva

Treine sua mente para o positivo, e não deixe espaço para os pensamentos negativos.